Cristiano Araújo: 10 músicas para entender o sucesso do cantor


 

Ele foi do sertanejo pop ao festeiro, passando por baladas sofridas; ouça.
Lista comentada tem ‘Você mudou’, ‘Maus bocados’, ‘Bara bara’ e outras.

Capas dos quatro discos lançados por Cristiano Araújo (Foto: Divulgação)Capas dos quatro discos lançados por Cristiano Araújo (Foto: Divulgação)
 

CRISTIANO ARAÚJO
Cantor morreu em acidente em GO

Cristiano Melo Araújo tinha 29 anos e lançou um disco de estúdio e três ao vivo, em seis anos de carreira solo. O cantor, que morreu após acidente de carro na quarta-feira (24), deixou hits de vários estilos do sertanejo.

Ele foi do universitário e pop (“Efeitos”), ao festeiro (“Hoje eu tô terrível”), passando pelas baladas sofridas (“Maus bocados”) ou redentoras (“É com ela que estou”).

Para entender o sucesso de Cristiano, o G1comenta 10 das principais músicas dele.

“Você mudou” (leia a letra e veja o clipe)
O clipe de 2012 é o mais clicado de Cristiano no YouTube, ao passar dos 38 milhões de acessos. É uma versão de “Making Love Out Of Nothing At All”, música açucarada do duo australiano Air Supply. Nesta lista, é disparada a canção mais melosa, não só pelo piano onipresente, mas pela letra: “O vazio que você deixou em mim / Maltratou meu coração / Não ligou pra minha solidão”.

“Maus bocados” (leia a letra e veja o clipe)
Nesta canção lançada em agosto de 2013, a sanfona toma conta do arranjo, em música mais bem acabada. É a mais ouvida do cantor no Spotify, serviço de música por streaming. “É que eu também passei / Por esses maus bocados / Sofri, chorei, largado / E não te esqueci”, canta no refrão. Fica no meio do caminho entre o desprendimento e a sofrência.

“Caso indefinido” (leia a letra e veja o clipe)
É outra com mais de 38 milhões de views no YouTube, graças ao vídeo postado em junho de 2013. É um dos momentos mais sóbrios da carreira. De certa forma, ele antecipa o sertanejo bom moço que tomou conta de 2014, com topetes e promessas de amor eterno. Antes de Luan Santana dizer “eu, você, dois filhos e um cachorro”, Cristiano cantou que queria “namorar, casar, ter filhos, passar a vida inteira juntos”. Tudo isso com arranjo mais pop rock, com um certo jeitinho de Victor & Leo.

O cantor Cristiano Araújo canta na gravação do programa 'Altas Horas' especial sobre o Dia do Rock, em julho de 2014 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Rede Globo)Cristiano Araújo canta no ‘Altas Horas’ sobre Dia do Rock, em 2014 (Foto: Zé Paulo Cardeal/Rede Globo)

“É com ela que estou” (leia a letra e veja o clipe)
A música é um recado para ex-namoradas ou ex-namorados. “Foi ela quem me ajudou a levantar quando eu cai / Foi ela enxugou as minhas lágrimas, me fez sorrir / Ela me aceitou do jeito que eu sou / E é com ela que eu estou”. “Você que tem um ex ou uma ex que você fez de tudo para essa pessoa gostar de você e ela não deu valor. Quando você resolveu retomar sua vida, essa pessoa volta só para te criticar… Sabe o que você tem que fazer com essa ex?”, dizia Cristiano antes de começar a cantar.

“Cê que sabe” (leia a letra e veja o clipe)
Mais uma cheia de bom mocismo, na vertente “decidi esperar”. “Cê que sabe amor / Se a gente fica junto ou dá um tempo / Mesmo assim eu te espero, te espero”, canta ele. De novo, a sanfona ajuda a dar uma animada no chororô. A música também tem sido muito usada por fãs como homenagem por causa dos primeiros versos: “Amor, tenho uma coisa pra te contar / O que temos pra hoje é saudade”.

“Bara bara” (leia a letra e veja o clipe)
A música dos versos “Bará bará bará, Berê berê berê” foi gravada por vários artistas, com destaque para Michel Teló, Leo Rodriguez e Alex Ferrari. Composta pelo cantor de forró Dorgival Dantas, a canção foi alvo de disputa judicial. A versão de Cristiano foi parar em “Salve Jorge”, de 2012, e ele cantou na novela. É da turma de canções com interjeições sexuais, como “Tchê tchê rere”, “Eu quero tchu, Eu quero tchá” e “Parapapá”.

“Mente pra mim” (leia a letra e veja o clipe)
A canção é de 2012 e fala de uma “menina indecente, que finge ser carente”. “Mente pra mim / É o que eu gosto / Quanto mais você me ilude mais eu te adoro”, canta Cristiano. Está entre as mais colantes do repertório dele.

Sábado (23) - Com performances animadas, cantor não deixou o público parado (Foto: Érico Andrade/G1)Cristiano Araújo canta na Festa do Peão de Barretos em 2014 (Foto: Érico Andrade/G1)

“Hoje eu tô terrível” (leia a letra e veja o clipe)
Lançada em 2014, representa o sertanejo pegação em seu estado bruto. Cristiano diz “hoje eu tô terrível” 18 vezes. Não há nada na letra que se pareça com sutileza: “Sei que sou gostoso / Pode conferir, meu bem / Eu já peguei tua amiga / Mas quero você também”.

“Efeitos” (leia a letra e veja o clipe)
Foi o primeiro sucesso do cantor, de 2011. A versão mais conhecida da música tinha participação de Jorge (da dupla Jorge e Mateus). Tem letra e arranjo fazendo lembrar o sertanejo universitário. Não por coincidência, foi a música escolhida por Luan Santana para homenagear o amigo, com uma cover tocada em show na quinta-feira, em Aracaju (veja o vídeo com Luan cantando). “Efeitos” passou a batizar a produtora de Cristiano

“Empinadinha” (leia a letra e veja o clipe)
O vídeo que mostra Cristiano com suspensórios e óculos com lentes grossas, em versão “nerd”, foi visto por mais de 28 milhões de fãs no YouTube. A letra é bem direta. “Arrocha nela Arrocha Arrocha Arrocha nela” e “Homens e mulheres já tão tudo se pegando” estão entre os versos. Sertanejo de balada safra 2012, quando o estilo estava no auge.

“Sofrência” (veja o clipe)
Não está entre as mais pedidas do repertório, mas representa a capacidade que Cristiano tinha de se adaptar ao mercado. Quando falar de “sofrência” estava em alta, ele tratou de incluir uma música sobre o tema no DVD “In The Cities” (2014), gravado em Cuiabá. “Sabe cachorro sem dono / Correndo na rua / Sem endereço? Eu”, resume.

Sobre lucasdefraga

Guri gaúcho, colorado e que cursa Sistemas de Telecomunicações.

Publicado em 26 de junho de 2015, em Destaque da semana, Estórias ou Histórias, Notícia, Videos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: