Economia Atenção, casais! 6 dicas para evitar brigas por causa de dinheiro


 

Veja como fugir das discussões motivadas pelas contas e ainda conseguir economizar

Atenção, casais! 6 dicas para evitar brigas por causa de dinheiro Finanças Pessoais App/Divulgação

Qual é o casal que nunca brigou por dinheiro? Conforme pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 16,7% dos brasileiros casados já quebraram os pratos por este motivo. A situação é muito comum quando o casal vai morar junto e passa a dividir as contas e planos de vida.

Confira algumas dicas elaboradas pela equipe do Finanças Pessoais App para não deixar a administração das contas de casa causar problemas no relacionamento amoroso!

1. Comunicação
Não existe fórmula mágica para fazer o planejamento financeiro. Cada casal tem o seu modo de administrar os gastos e, por isso, a comunicação é indispensável para que os dois entendam as prioridades, expectativas e responsabilidades de cada um. É bom não manter segredos e ser sincero com o parceiro sobre a situação financeira individual e dívidas.

2. Equipe
Geralmente, uma pessoa é a responsável por administrar as finanças da casa, ainda que os dois contribuam. Mesmo que um fique responsável por gerenciar os recursos, as decisões precisam ser tomadas juntas, com os dois a par da situação. Crie o hábito de sentar junto pelo menos uma vez por mês para pagar as contas, discutir despesas e estabelecer ou revisar seus planos.

3. Metas
Converse com o seu parceiro e estabeleça objetivos de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) e de longo prazo (acima de dez anos). Pensando a longo prazo, o casal terá mais facilidade com o controle de gastos, evitando despesas supérfluas e conseguindo atingir as metas.

4. Prevenção
É comum as pessoas pensarem que não ganham o suficiente pra economizar para um imprevisto ou que não têm com o que se preocupar ainda. Esse é o erro mais comum sobre planejamento financeiro: não se preparar para emergências. A falta de um “plano B” pode causar estresse e brigas entre o casal caso ocorra algum contratempo. Então, crie logo uma poupança para os imprevistos.

5. Anote
Conversar, dividir as contas, estabelecer metas e fazer uma poupança é muito importante, mas quando se trata de dinheiro, é importante ter um lugar para registrar os rendimentos e os gastos, para não deixar passar nada e perder as contas. Vocês podem usar um caderno, fazer uma tabela em um programa de planilha como o Excel ou usar um aplicativo gratuito de ajuda nas finanças, no qual é possível registrar todos os ganhos, contas e estabelecer metas.

6. Individualidade
Dividam as contas da maneira que parecer mais justo, juntem dinheiro para planos futuros, mas não deixem de reservar uma graninha para cada um gastar como julgar melhor.

Sobre lucasdefraga

Guri gaúcho, colorado e que cursa Sistemas de Telecomunicações.

Publicado em 1 de julho de 2015, em Critica social, Destaque da semana, Estórias ou Histórias, Notícia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: