Prepare-se! Bancários vão entrar em greve a partir da próxima terça-feira


O consumidor, no entanto, não está livre de pagar suas contas em dias, sob o risco de ser multado. Saiba quais as alternativas para não perder os prazos

Bancários vão entrar em greve a partir da próxima terça-feira Adriana Franciosi/Agencia RBS

Bancários de todo o país decidiram entrar em greve na próxima terça-feira, 6 de outubro, de acordo com o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A informação é da Agência Brasil.

A categoria ainda fará assembleias na próxima segunda-feira para organizar o movimento. Na noite desta quinta-feira, foram feitas assembleias em várias cidades do país, e a greve foi confirmada.

Em Brasília e em Porto Alegre, os bancários decidiram pela greve na quarta-feira da semana passada, 30 de setembro.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.

Porém, os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.

Atenção: não há desculpa para deixar de pagar contas

A greve dos bancários não pode ser desculpa para deixar de pagar as contas em dia.

O Procon Porto Alegre orienta que os clientes devem contatar os fornecedores de produtos e serviços para buscar outras formas de pagamento para os boletos de aluguel, condomínio, luz, telefone e fatura de cartão de crédito.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente deve se comunicar com o fornecedor para obter a segunda via do documento utilizando a Internet, fax ou e-mail. Senão, corre o risco de ter de arcar com multas decorrentes da falta da quitação da dívida.

Uma alternativa é recorrer às agências lotéricas. Nelas, é possível pagar contas de concessionárias públicas, como luz, água e telefone, vencidas ou não.

Outras possibilidades

Caixas eletrônicos: são úteis para a realização de pagamentos em geral e transferências de recursos.

Mobile banking: é preciso baixar o aplicativo da instituição no celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em geral, permite consultar saldos, extratos e contas de investimentos e pagar títulos via débito direto autorizado.

Por telefone: o cliente pode consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água, luz, telefone, gás), imposto e taxas.

Internet banking: clientes podem fazer consultas de saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas, transferências, solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos e recarga de celular.

Correspondentes bancários: estão espalhados em todo o país em supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante o horário comercial.

Salários e benefícios: caso a agência do cliente esteja fechada, ele pode se dirigir a casas lotéricas e postos dos Correios.

Sobre lucasdefraga

Guri gaúcho, colorado e que cursa Sistemas de Telecomunicações.

Publicado em 5 de outubro de 2015, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: