Cheia Nível do Guaíba atinge a maior marca dos últimos 74 anos


As medições do Centro Integrado de Comando apontaram a marca de 2m93cm na manhã de sábado

Nível do Guaíba atinge a maior marca dos últimos 74 anos  Ronaldo Bernardi/Agência RBS

Nova marca história é registrada no Guaíba na manhã deste sábadoFoto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Pela segunda vez em menos de uma semana, o nível do do Guaíba atingiu proporções históricas. Por volta das 11h, as águas chegaram a 2m93cm, superando os 2m89cm de segunda-feira e atingindo a maior marca em 74 anos.

Com a elevação do volume, as águas invadiram o Cais Mauá, passando por frestas das comportas, e atingindo a Avenida Mauá. Motoristas que passarem pela região devem ficar atentos para possível zonas de acúmulo de água.

http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/videonews/139344?player-mid

Conforme o  Sistema Metroclima da prefeitura de Porto Alegre, o vento sul deve ganhar força ao longo do dia, represando ainda mais as águas.  Na medição da Ilha da Pintada, o nível do Guaíba também permanece em alta. Está com 2,37m.

Durante a madrugada, as medições do Centro Integrado de Comando mostraram pequenas oscilações nos nível das águas, variando de 2m82cm e 2m83cm. No entanto, às 3h40min, o Guaíba havia chegado em 2m84cm, subindo mais um centímetro às 4h. Pouco antes das 6h, a marca foi 2m86cm. Já às 7h24min, voltou a atingir a marca histórica de 2m89cm, que havia sido registrada no início da semana, superando ela alguns minutos depois.
http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/galeria_fotos/index.html?id=45331

Por medida de segurança, houve fechamento das três últimas comportas do sistema de prevenção contra cheias de Porto Alegre — as outras 11 permaneciam fechadas desde o dia 12. As três comportas que foram fechadas ficam na Avenida Cairú, na Avenida São Pedro e na Avenida Mauá, na entrada principal do Cais Mauá.
— Estamos incorporando o fechamento das comportas na nossa rotina diária. Sempre que o Guaíba chegar próximo a 2m90cm, nós vedaremos, de forma preventiva, para dar segurança à cidade — explicou, na sexta-feira, Tarso Boelter, diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).

O fechamento completo das peças não acontecia desde a década de 1970.

Sobre lucasdefraga

Guri gaúcho, colorado e que cursa Sistemas de Telecomunicações.

Publicado em 17 de outubro de 2015, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário